Análise por Espectroscopia no Infravermelho de Nanopartículas Produzidas pelo Método Sol-Gel Protéico.

Resumo: Na literatura, existem vários estudos sobre o uso de gelatina e da água de coco na produção de nanopartículas metálicas, com ênfase naquelas contendo ferrita. Especula-se que as proteínas da água de coco e da gelatina permitem a obtenção de nanopartículas metálicas em um sistema sol-gel protéico (SGP).
Este projeto busca estudar a evolução de nanopartículas magnéticas de Ferritas (MFe2O4, onde M = Ni, Mg, Co, Zn), quando produzidas pelo método sol gel protéico (SGP) seguido de tratamento térmico.
O grupo de pesquisa do LABMAT tem desenvolvido trabalhos com a produção de ferrita de níquel usando água de coco e pectina extraída da casca da maçã, no método SGP seguido de tratamento térmico. A evolução dos nanocompósitos desde o estado amorfo até ferrita de níquel (caracterizada como tal via difração de raios x) tem sido estudada em função de tempo e temperatura de tratamento isotérmico utilizando principalmente espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourrier (FTIRS – Fourrier Transform Infrared Spectroscopy), com medidas de difração de raios x e espectroscopia Mössbauer sendo realizadas no LEMAG (campus de Vitória).
Nestes próximos dois anos pretendemos produzir outras ferritas.
Os estudos do processo de produção já renderam vários trabalhos em congresso e existe um artigo em revista científica indexada sendo escrito. O plano é levar ao próximo passo nos próximos dois anos - a aplicação tecnológica, a começar pelo estudo da capacidade de absorção de H2S, um gás muito prejudicial à industria de petróleo.

Data de início: 2012-03-20
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador José Rafael Cápua Proveti
Colaborador Paulo Sergio da Silva Porto
Coordenador Eduardo Perini Muniz
Vice-Coordenador Rodrigo Dias Pereira
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910