Catalisadores de Pt nanoestruturados aplicados na produção de hidrogênio e gás de síntese

Resumo: A fim de encontrar combustíveis capazes de substituir o petróleo, o gás natural (GN) vem se transformando numa alternativa atraente como fonte energética direta ou de matéria-prima para produção de inúmeros produtos. Atualmente, com as leis ambientais cada vez mais severas para combustíveis líquidos e o crescimento exponencial da descoberta de reservas de GN tornam a tecnologia GTL (gas-to-liquid) uma rota promissora.
A reforma seca do metano é, portanto, uma rota interessante do aproveitamento do GN, uma vez que é economicamente viável e ambientalmente menos poluidor. Este processo reutiliza o dióxido de carbono atmosférico, contribuindo para o meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de gases estufa.
Desse modo, o objetivo dessa pesquisa propõe preparar e caracterizar óxidos-mistos de alumínio lantânio, através da técnica de nanomoldagem. A avaliação do desempenho da Pt suportada nesses materiais será realizada nas reações de reforma do metano com CO2. Estes ensaios permitirão elucidar o efeito da adição de La2O3 na estabilidade das partículas de Pt, em condições favoráveis a deposição de coque e sinterização da fase ativa.

Data de início: 2012-08-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Carlos Minoru Nascimento Yoshioka
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910