Integração com a graduação

Desde o início de suas atividades em abril de 2011, o programa de pós-graduação em Energia tem buscado a sinergia dentre os cursos de graduação do CEUNES, a saber: Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo, Química e Física.

No programa, os discentes de graduação participam de projetos de pesquisa integradores e desenvolvem trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso gerando produção científica com a convergência em duas ou mais áreas de conhecimento que fazem parte da área de concentração do programa.
Destaca-se, também, a atuação de forma colaborativa dos Mestrandos em trabalhos de Iniciação Científica e de Conclusão de Curso.
Anualmente, os professores do Programa participam do Edital do PIIC – Programa institucional de iniciação cientifica da UFES disponíveis no sitio eletrônico http://www.prppg.ufes.br/ultimos-editais-iniciacao-cientifica, onde são selecionados os projetos de iniciação científica.

Para cada ano deste quadriênio, o programa apresenta a seguinte relação de alunos de iniciação cientifica por docente do programa:

  • Razão de alunos de iniciação científica por docente do programa:

    2017 (3,2); 2018 (3,0); 2019 (2,2)

  • Razão de alunos de iniciação científica por docente PERMANENTE do programa:

    2017 (3,4); 2018(3,2); 2019 (2,1)

Estágio de docência:

Em 2012 o estágio de docência foi implementado a partir do modelo proposto em 2011, que segue a portaria da CAPES No - 76, DE 14 DE ABRIL DE 2010. Os mestrandos acompanharam as atividades acadêmicas de seus respectivos orientadores em uma disciplina, desenvolvendo atividades como por exemplo: apresentações de seminários, ministrar (de forma supervisionada) um tópico da ementa do programa da disciplina e atuar como colaborador em trabalhos de conclusão de curso. Os relatórios de acompanhamento destacam os resultados positivo da iniciativa. O estágio docência é obrigatório para os alunos bolsistas CAPES e FAPES.
Em abril de 2017 foi publicada a Resolução 31/2017 do Conselho Departamental, Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) da UFES, Campus São Mateus-ES. (http://www.ceunes.ufes.br/sites/ceunes.ufes.br/files/field/anexo/r_2017_...) Esta regulamentou o estágio docente para todos os programas de Pós-graduação da UFES campus São Mateus-ES.
A partir de abril 2017 o programa segue os procedimentos para realização e acompanhamento de estágio docente em disciplinas ofertadas pelos cursos de graduação do CEUNES/UFES Campus São Mateus-ES. Também segue o modelo de formulário de solicitação de estágio docente e o modelo de relatório de conclusão de estágio.

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