Outras

** Prédio do Programa de Pós-graduação em Energia**
O Programa de Pós-graduação em Energia da UFES está localizado no Campus São Mateus-ES.
Para realização das atividades de ensino e pesquisa o Programa conta com um Prédio de 807,10 m2. Este é composto por salas de aula e de estudo, Laboratórios de Computação de Alto Desempenho, Preparo de Amostras, Análises químicas, Caracterização Física de Materiais I e II, Unidades experimentais-Energias Renováveis, Eficiência Energética e Petróleo e Gás.

Na sequência, é apresentada a descrição detalhada dos laboratórios do programa. Cabe enfatizar o aumento de número de equipamentos adquiridos ao longo dos anos, possibilitando melhorias na qualidade das pesquisas e permitindo que os mestrandos desenvolvam suas pesquisas de forma mais efetiva no campus de São Mateus.
As atividades administrativas são executadas pela Secretaria Única de Pós-graduação (SUPGRAD), em Prédio exclusivo, composto de um moderno e amplo espaço físico. No prédio da SUPGRAD, além do espaço destinado às secretárias há também salas destinadas aos Colegiados Acadêmicos. O prédio conta os seguintes ambientes climatizados: duas salas de reuniões para até 10 pessoas, uma sala de reuniões para 50 pessoas e dois minianfiteatros para 25 pessoas. Em geral, as defesas de dissertações são realizadas nos minianfiteatros com lotação máxima de 25 pessoas.

O atendimento aos discentes é feito de forma confortável e eficiente neste espaço, construído contíguo aos prédios de laboratórios/salas de aulas dos outros Programas (PPPGs) da UFES, campus São Mateus-ES. Tal proximidade com outros prédios torna a SUPGRAD funcional, pois otimiza o deslocamento dos estudantes e docentes.
Para as atividades de orientação e coorientação os docentes e discentes podem utilizar a sala de estudos, salas de aulas e laboratórios do Prédio do PPGEN, bem como, reservar as salas de colegiado do Prédio da Secretaria Única de Graduação (SUPGRAD). Ainda, o prédio do programa conta com uma cozinha para alimentação e integração.

Recursos de Informática

Os discentes do PPGEN têm pelo menos duas opções de acesso a computadores e a internet. Podem optar pelo uso da sala de estudos ou pela utilização das estações de trabalho existentes na Biblioteca do CEUNES/UFES. Também, o PPGEN disponibiliza o acesso à rede de internet sem fio aos discentes, os quais podem fazer pesquisa na rede mundial de computadores utilizando seus computadores (e/ou Tablets) pessoais.
Em 2017 disponibilizamos uma sala de estudos, climatizada, com computadores para que os discentes possam acessar a internet e ao Portal de Periódicos CAPES. Além disso, neste espaço, encontram-se disponíveis estações de trabalho para que os alunos se reúnam para elaboração das suas pesquisas bibliográficas e atividades de ensino.

Biblioteca

O Programa tem acesso ao SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UFES (SIB/UFES), que conta com seis unidades: Biblioteca Central, Biblioteca Setorial Tecnológica, Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde, Biblioteca Setorial do CEUNES, Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias e Biblioteca Setorial do Nedtec. O SIB/ UFES dispõe de 263.704 exemplares sendo 115.693 títulos e 2.438 títulos de periódicos. Destas unidades, aquelas de maior interesse para o Programa são Biblioteca Setorial do CEUNES. A Biblioteca Central, órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria, é a unidade que coordena os procedimentos técnicos de todas as unidades do SIB/UFES necessários ao provimento das informações às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da UFES. Possui um acervo de 189.125 exemplares e 90.499 títulos de livros e 4208 exemplares e 2.952 títulos de dissertações e teses.

Sistema integrado de bibliotecas da UFES (SIB/UFES)

O SIB/UFES está informatizado com mais de uma centena de computadores ligados à internet. Temos participado ativamente do PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, que se constitui num valiosíssimo instrumento para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, particularmente nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Além do acesso nas instalações do SIB/UFES, os professores e alunos também fazem o acesso ao Portal da CAPES a partir das várias unidades de ensino. Além desse acesso direto dentro das instalações da UFES, os professores, alunos, pesquisadores e funcionários da UFES podem acessar o Portal de Periódicos da CAPES de fora da UFES de duas maneiras: (cf. http://www.prppg.ufes.br/apoios-e-servicos/portal-de-periodicos-capes): I - Através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), usando o link “MEU ESPAÇO” no canto superior direito da página do Portal, a pessoa utiliza a identificação institucional da UFES, pois a UFES faz parte da CAFe desde 2011; II - Através do SAR - Serviço de Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES, que foi criado em final de 2008 através da parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e a Biblioteca Central. O SIB/UFES faz parte das seguintes redes: PERGAMUM, BIREME, COMUT, BIBLIODATA, REBAP, REBAE, CCN, ISTEC.

Serviços oferecidos pelo SIB/UFES: Catálogo on line; empréstimo domiciliar; treinamento de usuários; levantamento bibliográfico; orientação e normalização de trabalhos acadêmicos; comutação bibliográfica; reserva da bibliografia usada nos cursos; catalogação na publicação; página WEB; biblioteca digital; empréstimo entre bibliotecas; orientação e treinamento no Portal de Periódicos; publicação de Dissertações e Teses na Biblioteca Digital.

Biblioteca digital de teses e dissertações da UFES (BDTD/UFES)

Em 2006 foi criada a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFES que disponibiliza, na íntegra, o conteúdo das Teses e Dissertações defendidas nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFES, e está integrada à BDTD Nacional, mantida pelo IBICT. Esta BDTD atende à Portaria N° 13, de 15 de fevereiro de 2006, da CAPES, que exige a entrega de Teses e Dissertações em meios impresso e eletrônico e sua disponibilização na internet.

Biblioteca do CAMPUS/CEUNES

É o principal prédio do Campus, a biblioteca do CEUNES possui uma área de 2808 m2 situada no centro do Campus universitário, e foi inaugurada em 2010. Possui sala de informática com 25 computadores para acesso ao acervo e ao PORTAL DE PERIÓDICOS da CAPES, além do espaço reservado ao acervo de livros e periódicos. A biblioteca atual está instalada em espaço físico que vem sendo utilizado pela comunidade acadêmica do CEUNES. Esta biblioteca está totalmente informatizada, participando ativamente do PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, que se constitui um valiosíssimo instrumento para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa do nosso Programa.

A Biblioteca do CEUNES dispõe de um acervo constituído de materiais em diversos formatos, como: livros, periódicos, CD´s, DVD´s, fitas de vídeo, etc. Possui um acervo de 16.138 exemplares e 5.537 títulos de livros, constituído por obras adquiridas após a criação do Centro para atender aos novos cursos, bem como por obras remanescentes da antiga Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo (que na década de 90 ofereceu os cursos de Pedagogia, e Licenciaturas em Matemática, Educação Física, Letras e Ciências Biológicas). Tem como missão oferecer infraestrutura bibliográfica necessária às atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração para os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem. Engenharia da Computação, Engenharia do Petróleo, Engenharia da Produção, Engenharia Química, Farmácia, Matemática (Licenciatura e Bacharelado) e Educação Física. Como política de aumento do acervo da biblioteca, dentro dos recursos previstos Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização Presencial da UFES, o CEUNES investiu, nos anos de 2007 e 2008, cerca de R$ 500.000,00 para aumento do acervo atendendo as demandas dos cursos de graduação e dos projetos de Pós-Graduação. Em 2012 em especial, foram investidos R$ 97.000,00 para aquisição de material bibliográfico destinado exclusivamente ao Mestrado em Energia.

Outras Informações

Secretaria de Pós-Graduação: Conforme citado no item 5.1, os Programas de Pós-Graduação do CEUNES dispõem de uma Secretaria Única, em prédio exclusivo, composto de moderna e amplo espaço físico, dotado, além do espaço destinado às secretárias, salas dos Colegiados Acadêmicos, duas salas de reuniões para até 10 pessoas, uma sala de reuniões para 50 pessoas, dois minianfiteatros para realização das defesas de dissertações e teses, todos climatizados. O atendimento aos discentes é feito de forma confortável e eficiente neste espaço, construído contíguo aos prédios de laboratórios/salas de aulas dos PPG do CEUNES, numa proximidade que torna funcional, otimizado o deslocamento dos estudantes e docentes.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910