Laboratórios

Os Laboratórios são localizados em um prédio de 807,10 m2 dedicado integralmente as atividades de ensino e pesquisa do Programa de Pós-graduação em Energia. A localização do Prédio do Programa no Campus São Mateus-ES da UFES pode ser acessada pelo Google maps usando o link https://bit.ly/3ea1seE.

Inaugurado em 2013, os Laboratórios ocupam uma área de 409 m2 do total de 807,10 m2 do prédio do programa. Estes são divididos em 6 laboratórios: 1) Computação de alto desempenho; 2) Preparo de amostras e análises químicas; 3) Caracterização de Materiais; 4) Energias Renováveis; 5) Unidades Experimentais- Eficiência Energética e 6) Unidades Experimentais-Petróleo e Gás.

  • Laboratório de Computação de Alto Desempenho

O Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) tem por objetivo atender as demandas de infraestrutura de computação de alto desempenho para projetos de pesquisa em Energia que envolvam simulação numérica de alta complexidade e intenso processamento. Como exemplo, são simulações que têm por objetivo resolver escoamentos usando ferramentas chamadas CFD (Computational Fluid Dynamics). A infraestrutura do LCAD consiste dos seguintes equipamentos:
-4 Computadores Pessoais DELL Optiplex
-2 Computadores DELL Vostro
-2 Estações de Trabalho DELL XPS
-1 Cluster Rocks com 256 núcleos

Coordenador: Prof. Daniel da cunha Ribeiro
http://lcad.saomateus.ufes.br/

  • Laboratório de Preparo de Amostra e de Análises Químicas

O LaPAQui está envolvido com pesquisas nas áreas de petróleo, biodegradação, rerrefino e ambiental. Os projetos estão voltados para o desenvolvimento de metodologias inovadoras para: (i) reutilização de óleos lubrificantes, (ii) quebra de emulsão óleo/água da água de formação (ultrassom). Outros projetos atuam na (i) caracterização química do petróleo, (ii) estudo de macromoléculas presentes no petróleo e (iii) estudo da compatibilidade de óleos. Na área ambiental, os projetos estudam a presença de hidrocarbonetos poliaromáticos em diferentes tipos de amostra ambiental. O laboratório tem parcerias com outros laboratórios da UFES e UFSM O laboratório conta com os seguintes equipamentos: dois cromatógrafos, sendo um gasoso e outro de íons, analisador de partículas (mastersizer 2000), um analisador termogravimétrico, um densímetro digital, titrando (potenciometria) e titrino (titulador de Kalr Fischer). Além de contar com equipamentos de uso geral como balanças, banho-maria, geladeira, centrífuga. O Laboratório de Preparo de Amostras e Análises Químicas (LaPAQui) do PPGEN/CEUNES/UFES busca promover a formação de profissionais qualificados, fomentando o desenvolvimento regional e criando oportunidades no interior do Estado do Espírito Santo. O LaPaQui está credenciado no SIPED (Sistema de Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento da ANP- http://app.anp.gov.br/anp-cpl-web/public/siped/up-credenciadas/consulta...., disponível em 30/01/2018; GRUPO DE PESQUISA EM PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE PETRÓLEO, GÁS E ENERGIAS RENOVÁVEIS/GPETRO/UFES Número do Credenciamento 0317/2014). O Laboratório possui membros Integrantes e/ou coordenadores de Grupos de Pesquisa credenciados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico): Grupo de Pesquisa em Tecnologia Industrial (UFES); Grupo de Análise Industrial, Toxicológica e Ambiental (Parceria com a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM); Grupo de Pesquisa Núcleo de Energias Renováveis, Petróleo e gás (NERPGAS), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Coordenadora: Profª. Maria de Fátima Pereira dos Santos

  • Laboratório de Caracterização de Materiais I e II

Trata-se de um laboratório voltado para tratamentos térmicos e caracterização física de materiais, com especial ênfase nas propriedades óticas e elétricas. Contém dois fornos mufla, um com capacidade de chegar a 1400 ºC e o outro capaz de atingir 1200 ºC, um espectrômetro UV-Vis e um Lock In. Em operação um espectrômetro no Infravermelho por Transformada de Fourrier e um difratômetro de Raios X. Além de contar com equipamentos de uso geral como balanças, mufla, geladeira e moinho de bolas. Foi adquirido por projeto de pesquisa um potencial zeta.
O laboratório encontra-se aberto para todos os pesquisadores do CEUNES, com preferência aos do PGEN sendo realizados no presente momento estudos nas áreas de materiais, química, física, engenharia química e energias renováveis.

Coordenador: Prof. Paulo Sérgio da Silva Porto

  • Laboratório de Unidades Experimentais de Petróleo e Gás I e II

Este laboratório tem por finalidade alocar as bancadas experimentais, projetadas pelos alunos do programa, com finalidade de estudar fenômenos de interesse na área de energia, no contexto da linha de pesquisa em Petróleo, Gás e Energias Renováveis. Experimentos típicos permitirão o estudo de, por exemplo: identificação de padrões de escoamento, medição de perdas de carga em equipamentos e acessórios, desenvolvimento de geometrias diferenciadas que visam maior eficiência nos processos de separação de emulsões típicas da indústria do petróleo, recuperação convencional e avançada de petróleo em meios porosos, visualização de instabilidades na interface óleo / fluido deslocante (célula Helle-Shaw), deslocamento de fluidos em capilares retos e com constrições, eficiência da remoção de cascalhos, formação de reboco na parede do poço, crescimento do depósito de parafina no interior de tubulações, detecção de vazamento em tubulações, escoamento em espaços anulares. Neste laboratório também são desenvolvidas pesquisas relacionadas com a intensificação de processos típicos da indústria do petróleo, gás e energias renováveis. Em 2018, este laboratório recebeu um equipamento denominado de planta piloto de separação água/óleo.

Coordenadora: Profª. Ana Paula Meneguelo

  • Laboratório de Unidades Experimentais de Eficiência Energética I e II

Este laboratório consiste em equipamentos de processo. O objetivo é estudar e avaliar a eficiência energética de processos químicos mediante abordagem multidisciplinar. O laboratório possui unidades experimentais de leito de jorro cônico e fluidizado. Sensores de pressão e temperatura deste aparato experimental estão conectados ao sistema de aquisição de dados. O sistema é composto por uma placa de aquisição de dados e por um computador. Esta unidade permite estudar a fluidodinâmica de resíduos, visando a aplicação destes leitos como reatores pirolíticos. Os projetos de pesquisa em desenvolvimento no Laboratórios permitem valorizar subprodutos industriais, pela transformação termoquímica em produtos com maior valor energético. Possui forno de pirólise, um secador de túnel de vento, balanças, moinho de facas e conjunto de peneiras.

Coordenadora: Profª. Taisa Shimosakai de Lira

  • Laboratório de Energias Renováveis I e II

Esses laboratórios apoiam pesquisas referentes à produção de energia a partir de fontes renováveis e ao uso eficiente de tal energia. O laboratório de Energias Renováveis I, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Energia (NEPE, https://nepeifessm.wixsite.com/nepe ) do IFES/São Mateus, foca na produção e no uso eficiente de energia elétrica provenientes de fontes solares e eólicas, tendo como base o conceito Smart Grid. O laboratório de Energias renováveis II tem como objetivo desenvolver pesquisas em produção de energia a partir de biomassa. Os projetos desenvolvidos estão voltados principalmente em tecnologias enzimáticas para a produção de biocombustíveis, tais como biodiesel e álcool de segunda geração.

Coordenador: Prof. Wanderley Cardoso Celeste- Energias Renováveis I
Coordenadora: Profª. Laura Marina Pinotti - Energias Renováveis II

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910