Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Energia (PGEN) da UFES

  • Em sintonia com a realidade do setor energético brasileiro, esta linha de pesquisa busca contribuir com trabalhos que estão diretamente envolvidos com a eficiência energética, como, por exemplo:
    -Desenvolvimento de materiais: síntese e caracterização de materiais nanoparticulados aplicados à indústria; novos materiais empregados na tecnologia em energia;
    -Otimização e logística de sistemas de energia;
    -Modelagem e simulação de processos energéticos;
    -Engenharia de processos: caracterização de materiais, desenvolvimento e otimização de processos de separação e refino aplicados a indústria química, de petróleo, uso de reatores químicos e bioquímicos empregados na produção de biocombustíveis.

  • No contexto da exploração de hidrocarbonetos, o Brasil tem visto suas reservas crescerem de forma expressiva com a prospecção em águas profundas e ultra-profundas, mais recentemente destaca-se uma nova fronteira: o pré-sal; que colocou o Brasil entre os países com as maiores reservas de hidrocarbonetos. Contudo, os desafios inerentes à exploração destas reservas são muitos, nesse sentido esta linha de pesquisa busca agregar conhecimento com o desenvolvimento dos seguintes grupos:
    -Geo-engenharia de reservatório de petróleo e gás; que além de envolver as geociências, abrangem estudos de modelagem de escoamentos complexos em meios porosos visando o aprimorar as técnicas de recuperação de hidrocarbonetos;
    -Produção e processamento de petróleo e gás, aglutinando esforços na caracterização de petróleos e emulsões, operações de perfuração e completação, elevação e escoamento, processamento primário e refino;
    -Desenvolvimento e aplicação de sistemas computacionais e protótipos eletrônicos para apoio à exploração e/ou produção de petróleo, gás e energias renováveis.

    Ao mesmo tempo em que a importância do setor de óleo e gás é reconhecida, esta linha de pesquisa busca também gerar as bases para o desenvolvimento científico das futuras fontes de energias que estejam comprometidas com a viabilidade econômica e com menores impactos ambientais, garantindo desta forma a sustentabilidade e contribuindo para um crescimento de longo prazo. Dentre os trabalhos a serem desenvolvidos pode-se destacar:
    -Gestão de sistemas de exploração e produção de energia;
    -Exploração, produção e processamento de energias renováveis.

O objetivo geral do Mestrado em Energia fundamenta-se no estudo sobre a produção, processamento de energia, petróleo e gás, bem como no desenvolvimento de materiais, tecnologias e processos energeticamente eficientes.
De maneira complementar, o Programa apóia-se em objetivos específicos, a saber:
1. Agregar pesquisadores com formação na área de Engenharia e Ciências Exatas.
2. Desenvolver pesquisas, com enfoque à solução de problemas regionais concernentes a indústria química e petrolífera.
3. Qualificar recursos humanos para atuarem nas áreas de desenvolvimento e pesquisa, bem como para o exercício do ensino superior de Engenharia.
4. Realizar estudos avançados, elaborar e executar projetos de pesquisa na área de Engenharia, tecnologia e gestão de sistemas de energia.
5. Gerar e consolidar a pesquisa e a produção científica, por meio da formação de pesquisadores, docentes e outros profissionais qualificados para a atuação na área de Engenharia.

O programa tem sua sede em São Mateus-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Energia desde 2011 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.

O programa já formou 51 mestres e conta com 51 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910