Resumen: Uma decisão precisa ser tomada sempre que se está diante de um problema que possui mais que uma alternativa para sua solução. Entretanto, uma alternativa poderá facilitar a solução do problema ou alcance de um objetivo estabelecido. Segundo Zeleny (1994), a tomada de decisão é um esforço para tentar resolver problema(s) de objetivos conflitantes, cuja presença impede a existência da solução ótima e conduz à procura do “melhor compromisso”. Portanto, o processo de avaliação das alternativas é muito importante para o sucesso do processo.
O processo de decisão requer a existência de um conjunto de alternativas factíveis para sua composição, em que cada decisão (escolha de uma alternativa factível) tem associados um ganho e uma perda. As decisões, normalmente, buscarão minimizar perdas e/ou maximizar ganhos. Decidir é posicionar-se em relação ao futuro a partir de um processo que envolve obter informações, atribuir importância a elas, buscar possíveis alternativas de solução e, depois, fazer a escolha entre as alternativas, ou seja, tomar uma decisão (GOMES; GOMES, 2019). Entretanto, quando muitas alternativas são possíveis, quando os parâmetros são conflitantes, quando há muitos fatores que influenciam as alternativas, dizemos que o processo de tomada de decisão é complexo. Tomar decisões complexas é, de modo geral, uma das mais difíceis tarefas enfrentadas individualmente ou por grupos de indivíduos, pois quase sempre tais decisões devem atender a múltiplos objetivos e, frequentemente, seus impactos não podem ser corretamente identificados.
As consequências das decisões podem apresentar-se a) imediatamente; b) no curto prazo; c) no longo prazo; d) ou ter impacto em mais de um horizonte temporal (impacto multidimensional). O desafio dos tomadores de decisão é avaliar as consequências das decisões em um ambiente mutável e sujeito a condições que o decisor não pode controlar, e com incertezas, imprecisão e/ou ambiguidade (GOMES; GOMES, 2019). Considerando a escassez de recursos e um mercado globalizado competitivo, é preciso tomar decisões rápidas, acertadas e abrangentes..
Portanto, o objetivo deste projeto é aplicar análise quantitativa de dados para auxiliar a tomada de decisão em distintas áreas da engenharia. A análise quantitativa é a abordagem científica para a tomada de decisão gerencial. A abordagem começa com o acesso aos dados de análise que passam por processamento, ou seja, a transformação dos dados brutos em informação significativa. Estes dados tratados passam por distintas técnicas de análise quantitativa para gerar uma informação orientando a tomada de decisão (RENDER; STAIR JR, HANNA, 2000).

Fecha de início: 01/08/2021
Plazo (meses): 72

Participantes:

Rolorden descendente Nombre
Coordinator * GISELE DE LORENA DINIZ CHAVES
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910