Resumen: Desde a década de 70 com a popularização do computador pessoal, observa-se a irreversível tendência à digitalização de processos relacionados não só às empresas, mas também ao cotidiano das pessoas e da sociedade. Este movimento ganhou escala global com o advento da internet na década de 90 e mais recentemente a mobilidade através do uso de smartphones. Este mecanismo de globalização digitalmente acelerada vem alterando a forma de consumo e por conseguinte o conceito de modelos de negócios e de gestão. Contextualizando, destaca-se o caso da Uber, que ilustra aspecto da dinâmica da prestação de serviços entre indivíduos coordenada por uma empresa em espaços urbanos de elevada densidade populacional, que praticamente não se limita por fronteiras (empresa de alcance global), mas que precisa se adequar as questões regulatórias locais (cidades).
Neste complexo cenário está inserido o escopo deste projeto de pesquisa, através do estudo e desenvolvimento de aplicações de contratos inteligentes (smartcontracts) associadas à blockchain para transacionar do modelo convencional de interrelações de empresas, estado e indivíduos, atendendo a uma nova realidade e que possa incorporar demandas tecnológicas contemporâneas.
A metodologia parte da investigação sobre as principais tecnologias existentes no contexto de blockchains. Em seguida, serão levantados os trabalhos existentes na literatura relacionados ao tema, visando empregar duas plataformas a serem utilizadas na elaboração de smartcontrats. O próximo passo será a escolha de dois subdomínios de aplicação, um voltado para o escopo de ativos do mundo real e infraestrutura física descentralizada.
Fecha de início: 01/10/2024
Plazo (meses): 48
Participantes:
Rol | Nombre |
---|---|
Coordinator * | FABIO DE ASSIS RESSEL PEREIRA |