Resumen: Os principais impactos produzidos pelos óleos lubrificantes usados (OLUs) ao meio ambiente e à sociedade devem-se ao fato de conterem diversos metais pesados (que são bioacumulativos) e compostos orgânicos tóxicos em suas fórmulas, podendo contaminar diferentes cadeias alimentares. Há também os problemas advindos do risco destes óleos sobrenadarem os recursos hídricos, impedindo assim a oxigenação e a passagem dos raios solares, esgotando a capacidade de fotossíntese e sobrevivência da vida aquática (MOHAMMED, et al., 2013).
Devido às diversas características de risco sanitário e ambiental dos óleos lubrificantes usados, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) regulamenta através da Resolução nº 362/2005, que a forma mais adequada de realização do seu rejeito é por meio da logística reversa de rerrefino (CONAMA, 2014). O rerrefino do óleo lubrificante usado (OLU) recupera as características do óleo mineral do primeiro refino, permitindo-o servir como base para formulação de novos óleos lubrificantes. Outra importante vantagem do rerrefino é a não agressão ambiental, visto que o OLU não será inadequadamente depositado (AUDIBERT, 2006). As tecnologias de incineração ou deposição em aterros sanitários são inadequadas, pois permitem a liberação de compostos orgânicos e metais tóxicos à atmosfera, além de contaminarem o solo e aquíferos inutilizando-os (SOHN, 2014).
Neste contexto, o objetivo deste trabalho será avaliar uma nova rota de recuperação do óleo lubrificante usado pelo processo de extração por ondas ultrassônicas; visando a redução de impactos ambientais.

Fecha de início: 03/03/2014
Plazo (meses): 24

Participantes:

Rolorden descendente Nombre
Coordinator * MARIA DE FATIMA PEREIRA DOS SANTOS
Researcher * MARISTELA DE ARAUJO VICENTE
Student Master * FELIPE OLIVEIRA SOUZA
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