Resumen: A atividade de transporte de óleo, gás natural e derivados vem se incrementando, principalmente nestes últimos anos, devido ao aumento da demanda e da produção em diversos países. Estes fluidos são transportados por longas distancias utilizando principalmente dutos. O percurso destas linhas de transporte é muito variado passando por montanhas, cidades, leitos marinhos, etc., estão por tanto sujeitas a todo tipo de eventualidades. A monitoração, controle, operação e manutenção destes dutos é muito importante e têm evoluído muito. A detecção de vazamentos tem merecido especial atenção dos pesquisadores por diversos motivos. O primeiro é o aspecto financeiro, isto é, não é desejável perder a mercadoria que está sendo transportada. Um segundo aspecto está relacionado com a segurança pois muitas vezes o produto é inflamável com risco de explosão. Finalmente, existe o aspecto ambiental, onde substâncias sendo transportadas podem causar sérios danos a fauna e flora da região onde ocorrer o vazamento. Neste contexto, existe a demanda das indústrias pressionadas pelos órgãos governamentais, especialmente aqueles voltados para a proteção do meio-ambiente. Não entanto, desastres relacionados com vazamentos de óleo são responsáveis por gastos de milhões de reais na remediação, além de degradarem o meio ambiente. Por isso, quando ocorre um vazamento num duto, o mais importante é sua imediata detecção e acionamento do alarme. A parada de bombas e o fechamento rápido de válvulas de bloqueio poderão evitar o desastre, sendo o tempo de detecção do vazamento um fator de fundamental relevância. Neste contexto se insere o presente projeto, objetivando apresentar o estado da arte na detecção de vazamentos e o estudo do fenômeno transiente causado pela presencia de vazamentos em oleodutos e gasodutos.
Fecha de início: 20/05/2011
Plazo (meses): 24
Participantes:
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Nombre |
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Coordinator * | OLDRICH JOEL ROMERO |