Mestrado em Energia

Nível: Mestrado Acadêmico
Ano de início: 2011
Conceito atual na CAPES: 3
Ato normativo: Homologado pelo CNE (Portaria MEC nº 656 de 22/05/2017)
Publicação DOU em 27/07/2017, Seç. 1; Pag. 75.
Parecer 288/2015
Número de créditos para titulação em disciplinas: 24
Número de créditos para titulação pela conclusão da dissertação: 2
Número de créditos para titulação outros: 0
Periodicidade de seleção: Anual

Área(s) de concentração: INTERDISCIPLINAR ENGENHARIA/TECNOLOGIA/GESTÃO

Perfil do profissional a ser formado: O programa adota como estratégia de acompanhamento de egressos a aplicação de um questionário desenvolvido em Formulário Google Docs que é enviado por e-mail aos egressos.

A análise dos dados extraídos do questionário permite identificar, principalmente, o campo de atuação profissional dos egressos e constatar a contribuição do programa para a formação de novos profissionais, pesquisadores e docentes na área de concentração do programa.

Pode-se verificar que o programa tem contribuído na área interdisciplinar Engenharia/Tecnologia/Gestão com a formação de docentes os quais já atuavam em Universidades privadas e Institutos Federais de Ensino Superior e com profissionais do setor de energia que já trabalhavam em Indústrias locais e da região. O programa, também, contribuiu para a formação de um novo grupo de pesquisa e novo programa de pós-graduação Lato Sensu.
O programa é, ainda, responsável por contribuir com a formação de estudantes de graduação recém titulados que consideram a proposta do curso mestrado em Energia como uma oportunidade de complementação da sua formação acadêmica. Estes egressos têm sido aprovados em processos seletivos para doutorado (UFSCar, Unicamp, UFU, UFPR, UFRJ e UFES), concursos públicos (Petrobras, IFES), Indústrias Locais (Alcoa) e Nacionais (Petrobras), Institutos Federais de Ensino Superior (IFES) e Faculdades privadas da região (Multivix, Pitágoras).

Para ressaltar o impacto do programa (PPGEN/UFES) na formação de egressos que atuam no campo de desenvolvimento científico e tecnológico da área de concentração do programa pode-se destacar a formação do grupo de pesquisa NEPE, do IFES São Mateus-ES, que conta com participação de 60% de egressos do PPGEN/UFES (NEPE; https://nepeifessm.wixsite.com/nepe) e a proposição de um novo programa pós-graduação Lato Sensu em eficiência energética (IFES São Mateus-ES, https://ifes.edu.br/cursos/pos-graduacao/pos-graduacao-lato-sensu-em-efi...) que tem a participação de 30% de egressos do PPGEN/UFES.

Público alvo: Poderão participar do Processo Seletivo ao Mestrado do Programa de Pós-graduação em Energia todos os portadores de Diplomas de cursos de Graduação (tecnólogo, bacharelado e licenciatura), devidamente reconhecidos pelo MEC, em Engenharias, Bacharelado em Ciências da Computação, Bacharelado em Física, Bacharelado em Química; Bacharelado em Matemática ou em áreas afins; bem
como concluintes de Graduação, desde que comprovem a conclusão do referido curso, em data anterior à matrícula no Programa de Pós-Graduação.

**Processo seletivo**
A abertura de Edital de seleção para aluno regular é anual e ocorrerá entre os meses de agosto e setembro.
Para maiores informações acesse o link do sítio eletrônico da Secretaria Única de Pós-Graduação- SUPGRAD:

http://posgraduacao.saomateus.ufes.br/ppgen

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910