Histórico

Em 2006, a criação de novos cursos de graduação no Campus São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) possibilitou a fixação de doutores em diferentes áreas do conhecimento. A interação entre esses docentes, com formações disciplinares diversificadas, resultou na formação de grupos de pesquisa interdisciplinares e motivou a proposta de um programa de pós-graduação voltado às áreas de Engenharia, Tecnologia e Gestão.

O Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGEN) foi criado em abril de 2011, como uma iniciativa estratégica para atender à demanda crescente por profissionais qualificados no setor energético. A proposta surgiu em resposta ao contexto regional, marcado por grande potencial industrial e energético, especialmente nas áreas de petróleo, gás natural, etanol e energias renováveis, mas também por desafios socioeconômicos significativos.

No quadriênio 2017-2020, o PPGEN foi avaliado com o conceito "Bom" em todos os quesitos pela área Interdisciplinar da CAPES, evidenciando a consistência da proposta formativa, a qualidade do corpo docente e a relevância da produção acadêmica. Em 2020, o programa iniciou o planejamento coletivo para a criação do curso de doutorado, como desdobramento natural de sua consolidação institucional e científica. Em 2022, a proposta do curso de doutorado foi aprovada pelo CTC/CAPES.

Nos primeiros anos, o programa utilizou a infraestrutura dos cursos de graduação do campus. Em 2013, ano da primeira defesa de dissertação, foi inaugurado o prédio próprio do PPGEN, com 960m². O prédio do programa abriga salas de aula, sala de estudo e laboratórios especializados, oferecendo infraestrutura adequada para o desenvolvimento de atividades de ensino, orientação e pesquisa. Essa estrutura impacta positivamente a qualidade dos trabalhos de conclusão e a formação dos discentes. Todos os laboratórios são multiusuários e coordenados por docentes permanentes, otimizando o uso de recursos e promovendo a integração entre projetos. A partir de 2014, os laboratórios passaram a ser equipados com recursos do REUNI e projetos institucionais financiados por FINEP e CAPES (Pró-Equipamentos). A manutenção e expansão da infraestrutura têm sido garantidas por meio de projetos financiados por FAPES, CNPq e parcerias estratégicas, como com a Petrobras. Esse conjunto de ações assegura a qualidade e a atualização contínua dos espaços e equipamentos disponíveis aos discentes e docentes.

O programa iniciou suas atividades com 16 docentes permanentes (DP) e 5 colaboradores, vinculados aos Departamentos de Ciências Naturais (DCN), Engenharias e Tecnologia (DETEC) e Computação e Eletrônica (DCEL) do Campus São Mateus da UFES. Com o objetivo de aprimorar sua avaliação, o PPGEN implementou, em 2016, uma análise anual da produção científica e tecnológica de seus docentes. O credenciamento e descredenciamento de professores ocorre a cada dois anos, considerando a pesquisa interdisciplinar como critério essencial. No presente quadriênio (2021-2024), em média, o programa tem 13 DP e 4 colaboradores. No fechamento do quadriênio, em 2024, o programa contava com a participação de 15 DP, sendo 8 na linha de pesquisa Eficiência Energética e 7 na linha de pesquisa Petróleo, Gás e Energias Renováveis, evidenciando o equilíbrio de número de DP entre as duas linhas de pesquisa do programa. É importante, também, mencionar que desse total de 15 DP, 11 docentes fazem parte do programa desde o início da sua criação, que ocorreu em abril de 2011. Desta forma, em relação ao campo de atuação, mais de 70% do corpo docente do programa em Energia tem mais de 10 anos de experiência no ensino e pesquisa na área interdisciplinar Engenharia/Gestão/Tecnologia, tendo como foco o tema Energia nas suas mais variadas especificidades.

A partir dos procedimentos de acompanhamento dos egressos, foi possível identificar, principalmente, o campo de atuação profissional dos egressos e constatar a contribuição do programa para a formação de novos profissionais, pesquisadores e docentes na área de concentração do programa. Pode-se verificar que o programa tem contribuído na área interdisciplinar Engenharia/Tecnologia/Gestão com a formação de docentes, os quais já atuavam em universidades privadas e Institutos Federais de Ensino Superior, e com profissionais do setor de energia que já trabalhavam em indústrias locais e da região. O programa é, ainda, responsável por contribuir com a formação de estudantes de graduação recém-titulados que consideram a proposta do curso de mestrado em Energia como uma oportunidade de complementação da sua formação acadêmica. Estes egressos têm sido aprovados em processos seletivos para doutorado (UFSCar, Unicamp, UFU, UFPR, UFRJ e UFES), concursos públicos (Petrobras, IFES), indústrias locais (Alcoa) e nacionais (Petrobras), Institutos Federais de Ensino Superior (IFES) e faculdades privadas da região (Multivix, Pitágoras). Com respeito à nucleação, o programa tem colaborado para a criação de outros programas de pós-graduação e grupos de pesquisa em regiões menos favorecidas, em termos de estrutura científica e tecnológica. Destaca-se aqui a criação do Programa Lato Sensu em Eficiência Energética do IFES, Campus São Mateus-ES (https://ifes.edu.br/cursos/pos-graduacao/pos-graduacao-lato-sensu-em-efi...). A proposta deste novo programa conta com a participação de 30% de egressos. Outro fato importante é a criação do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Energia ( https://nepeifessm.wixsite.com/nepe) que conta com a participação de 60% de egressos do PPGEN.

A sinergia entre o PPGEN e os cursos de graduação da UFES, campus São Mateus-ES, tem favorecido a participação de estudantes de graduação em projetos de pesquisa integradores, bem como no desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso. Essas atividades resultam em produção científica relevante, com forte convergência entre duas ou mais áreas de conhecimento vinculadas à área de concentração do programa. Essa prática tem contribuído, inclusive, para o ingresso de egressos da graduação da UFES no próprio PPGEN. Anualmente, os docentes do programa participam do PIIC – Programa Institucional de Iniciação Científica da UFES, por meio dos quais são selecionados os projetos de iniciação científica. No atual quadriênio, o programa apresenta uma média de dois alunos de iniciação científica por docente permanente, demonstrando o envolvimento ativo na formação de novos pesquisadores. Além disso, o PPGEN mantém forte integração com os cursos de graduação por meio do PRH-ANP 53.1 (https://prh53.ufes.br), o que amplia as oportunidades de participação dos graduandos em projetos alinhados às linhas de pesquisa do programa. Cerca de 30% do corpo docente permanente do PPGEN integra o PRH. Essa atuação conjunta promove uma formação integrada, estimula a pesquisa aplicada e prepara os estudantes para os desafios contemporâneos do setor energético, com ênfase em petróleo, gás natural e transição energética.

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 141 mestres e conta com 62 alunos regularmente matriculados, sendo 39 no mestrado e 23 no doutorado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

Período: 27/12/2023 a 26/12/2025
Coordenadora: Taisa Shimosakai de Lira
Coordenador Adjunto: Paulo Sérgio da Silva Porto

Período: 2021-2023
Coordenador: Marcelo Silveira Bacelos
Coordenador Adjunto: Paulo Sérgio da Silva Porto

Período: 2018-2020
Coordenador: Paulo Sérgio da Silva Porto
Coordenador Adjunto: Laura Marina Pinotti

Período: 2016-2018
Coordenadora: Maria de Fátima Pereira dos Santos
Coordenador Adjunto: Eduardo Perini Muniz

Período: 2014-2016
Coordenador: Marcelo Silveira Bacelos
Coordenadora Adjunto: Ana Paula Meneguelo

Período: 2012-2014
Coordenador: Fabio de Assis Ressel Pereira
Coordenador Adjunto: Marcelo Silveira Bacelos

Período: 2010-2012
Coordenador: Fabio de Assis Ressel Pereira
Coordenador Adjunto: Marcelo Silveira Bacelos

Histórico do conceito CAPES do programa:

Período de Avaliação: . . . . . Conceito:
2010-2012 . . . . . . . . . . . . . . 3
Ficha de avaliação: https://bit.ly/2UVu83e

Período de Avaliação:...........Conceito
2013-2016.............................3
Ficha de avaliação: https://bit.ly/2JQByys

Período de Avaliação:...........Conceito
2017-2020.............................4
Ficha de avaliação:

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