Egressos
Egressos:
A partir dos procedimentos de acompanhamento dos egressos, foi possível identificar, principalmente, o campo de atuação profissional dos egressos e constatar a contribuição do programa para a formação de novos profissionais, pesquisadores e docentes na área de concentração do programa. Pode-se verificar que o programa tem contribuído na área interdisciplinar Engenharia/Tecnologia/Gestão com a formação de docentes, os quais já atuavam em universidades privadas e Institutos Federais de Ensino Superior, e com profissionais do setor de energia que já trabalhavam em indústrias locais e da região.
A distribuição das atuações dos egressos do período 2016-2024 revela uma inserção diversa e coerente com os objetivos do PPGEN:
• 21% dos egressos atuam como docentes no ensino superior público, especialmente em universidades e institutos federais, o que reforça o papel do Programa na formação de profissionais voltados à educação pública e à pesquisa científica.
• 12% exercem atividades docentes em instituições privadas de ensino superior, ampliando o alcance da formação acadêmica ofertada.
• 25% atuam como profissionais em empresas privadas, evidenciando uma forte inserção no setor produtivo e industrial, em áreas relacionadas à energia, engenharia e inovação tecnológica.
• 15% estão inseridos no setor público não acadêmico, desempenhando funções técnicas em órgãos governamentais, empresas estatais e instituições reguladoras.
• 15% encontram-se cursando doutorado, o que demonstra a continuidade da trajetória acadêmica de parte significativa dos titulados.
• 2% estão em estágios pós-doutorais, já inseridos em trajetórias acadêmicas avançadas.
• 9% atuam em outras modalidades, como empreendedorismo, consultoria independente ou atividades profissionais no exterior.