Integração com a graduação

Desde o início de suas atividades em abril de 2011, o programa de pós-graduação em Energia tem buscado a sinergia dentre os cursos de graduação do CEUNES, a saber: Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo, Química e Física.

O Programa em parceria como o capítulo estudantil Ufes + Energia Ufes vem desenvolvendo webinars desde o 01 de abril motivados pelas dificuldades apresentadas pelo COVID-19. As lives são gratuitas e de 1h, normalmente às 18h ou 19h e podem ser acessadas pelo link:
http://www.spe.ufes.br/lives.

No programa, os discentes de graduação participam de projetos de pesquisa integradores e desenvolvem trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso gerando produção científica com a convergência em duas ou mais áreas de conhecimento que fazem parte da área de concentração do programa.

Destaca-se, também, a atuação de forma colaborativa dos Mestrandos em trabalhos de Iniciação Científica e de Conclusão de Curso.

Anualmente, os professores do Programa participam do Edital do PIIC – Programa institucional de iniciação cientifica da UFES disponíveis no sitio eletrônico da PRPPG, onde são selecionados os projetos de iniciação científica.

Para cada ano deste quadriênio, o programa apresenta a seguinte relação de alunos de iniciação cientifica por docente do programa:

  • Razão de alunos de iniciação científica por docente do programa:
    2017 (3,2); 2018 (3,0); 2019 (2,2); 2020 (2,2)
  • Razão de alunos de iniciação científica por docente PERMANENTE do programa:
    2017 (3,4); 2018(3,2); 2019 (2,1); 2020 (1,9)

Estágio de docência:

Em 2012 o estágio de docência foi implementado a partir do modelo proposto em 2011, que segue a Portaria da CAPES No - 76, DE 14 DE ABRIL DE 2010.

O mestrando acompanhará as atividades acadêmicas do professor responsável pela disciplina na graduação com anuência do seu orientador no formulário de solicitação de estágio.

O mestrando poderá desenvolver atividades como por exemplo: apresentações de seminários, ministrar (de forma supervisionada) um tópico da ementa do programa da disciplina e atuar como colaborador em trabalhos de conclusão de curso. Os relatórios de acompanhamento destacam os resultados positivos das atividades realizadas.

O estágio docência é obrigatório para todos os alunos bolsistas.

Em abril de 2017 foi publicada a Resolução 31/2017 do Conselho Departamental, Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) da UFES, Campus São Mateus-ES.

Esta regulamentou o estágio docente para todos os programas de Pós-graduação da UFES campus São Mateus-ES.

A partir de abril 2017 o programa segue os procedimentos para realização e acompanhamento de estágio docente em disciplinas ofertadas pelos cursos de graduação do CEUNES/UFES Campus São Mateus-ES.

No site da Secretaria Única de Pós-graduação SUPGRAD constam o modelo de formulário de solicitação de estágio docente e o [modelo de relatório de conclusão de estágio]
(https://posgraduacao.saomateus.ufes.br/sites/posgraduacao.saomateus.ufes...).

Em relação ao aproveitamento de créditos, se as atividades realizadas totalizarem 15 horas, isso equivale a 1 crédito; 30 horas, 2 créditos; 45 horas, 3 créditos e 60 horas, 4 créditos.
A carga horária mínima de atividades para bolsista CAPES é de 15 horas.

Acesso à informação
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