Apresentação
Bem-vindo ao Programa de Pós-graduação em Energia - PPGEN (PPGEN) da Ufes
-
Em sintonia com a realidade do setor energético brasileiro, esta linha de pesquisa busca contribuir com trabalhos que estão diretamente envolvidos com a eficiência energética, como, por exemplo:
-Desenvolvimento de materiais: síntese e caracterização de materiais nanoparticulados aplicados à indústria; novos materiais empregados na tecnologia em energia;
-Otimização e logística de sistemas de energia;
-Modelagem e simulação de processos energéticos;
-Engenharia de processos: caracterização de materiais, desenvolvimento e otimização de processos de separação e refino aplicados a indústria química, de petróleo, uso de reatores químicos e bioquímicos empregados na produção de biocombustíveis. -
No contexto da exploração de hidrocarbonetos, o Brasil tem visto suas reservas crescerem de forma expressiva com a prospecção em águas profundas e ultra-profundas, mais recentemente destaca-se uma nova fronteira: o pré-sal; que colocou o Brasil entre os países com as maiores reservas de hidrocarbonetos. Contudo, os desafios inerentes à exploração destas reservas são muitos, nesse sentido esta linha de pesquisa busca agregar conhecimento com o desenvolvimento dos seguintes grupos:
-Geo-engenharia de reservatório de petróleo e gás; que além de envolver as geociências, abrangem estudos de modelagem de escoamentos complexos em meios porosos visando o aprimorar as técnicas de recuperação de hidrocarbonetos;
-Produção e processamento de petróleo e gás, aglutinando esforços na caracterização de petróleos e emulsões, operações de perfuração e completação, elevação e escoamento, processamento primário e refino;
-Desenvolvimento e aplicação de sistemas computacionais e protótipos eletrônicos para apoio à exploração e/ou produção de petróleo, gás e energias renováveis.Ao mesmo tempo em que a importância do setor de óleo e gás é reconhecida, esta linha de pesquisa busca também gerar as bases para o desenvolvimento científico das futuras fontes de energias que estejam comprometidas com a viabilidade econômica e com menores impactos ambientais, garantindo desta forma a sustentabilidade e contribuindo para um crescimento de longo prazo. Dentre os trabalhos a serem desenvolvidos pode-se destacar:
-Gestão de sistemas de exploração e produção de energia;
-Exploração, produção e processamento de energias renováveis.
Geral - O Programa de Pós-graduação em Energia tem por finalidade a formação de recursos humanos qualificados, visando estudar a produção, o processamento de energia, petróleo e gás, bem como desenvolver materiais, tecnologias e processos energeticamente eficientes.
De maneira complementar, o Programa apoia-se nos seguintes objetivos específicos:
- Agregar pesquisadores com formação na área de Engenharia e Ciências Exatas, os quais possam contribuir em um programa de Pós-Graduação em Energia, tendo como premissas a interdisciplinaridade entre as áreas de Engenharia/Tecnologia/Gestão.
- Desenvolver pesquisas, com enfoque na solução de problemas regionais e nacionais concernentes à indústria química e ao setor de energia.
- Qualificar recursos humanos para atuarem nas áreas de desenvolvimento e pesquisa, bem como para o exercício do ensino médio e superior.
- Realizar estudos avançados, elaborar e executar projetos de pesquisa na área de Engenharia, Tecnologia e Gestão, buscando o desenvolvimento de novos materiais, tecnologias e melhoria de processos voltados para a produção e processamento de petróleo, gás e energia.
- Gerar, consolidar a pesquisa e a produção científica, por meio da formação de pesquisadores, docentes e outros profissionais qualificados para a atuação na área de Engenharia, Tecnologia e Gestão.
Acompanhe as notícias do programa acessando o link das redes sociais:
Facebook
Instagram
O programa tem sua sede em São Mateus-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Energia desde 2011 e o curso de Doutorado em Energia desde 2024 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.
O programa já formou 135 mestres e conta com 50 alunos regularmente matriculados, sendo 34 no mestrado e 16 no doutorado.